No ano de 1958 nasce a essência de nosso Carisma através de nossa fundadora Dona Rosângela do Carmo Andreatta na cidade de Aimorés – MG. Ela que é filha do italiano Augusto Andreatta e da brasileira Luzinete Lopes Andreatta.

É a caçula de 6 filhos, sendo 1 irmão (já falecido) e 4 irmãs. Aos 15 anos mudou-se para a cidade de Araguaína no Tocantins, vivendo nesta cidade por 2 anos até se casar com o senhor Hércules Soares Costa, retornando assim para Minas Gerais após o casamento, para a cidade de Bom Pastor.

Aos 19 anos deu à luz ao seu primogênito Nicolino, aos 21 anos nasce Polyanna, e aos 24 anos teve Tertuliana que posteriormente foi chamada a ser a cofundadora desta obra. Vivendo sua maternidade espiritual, aos 60 anos Deus a chama a ser mãe dos que não a tem, adotando assim 3 moças, Bruna de 14 anos (na época), Josiquele de 13 anos (na época), e Juliane de 11 anos (na época).

Retomando sua história, com 24 anos, em 1982, conheceu o movimento da Renovação Carismática Católica através de uma experiência forte com Deus quando seu filho mais velho sofreu um acidente e teve um de seus olhos perfurados, e por um milagre de Deus, confundindo os médicos, recebeu a cura total de seu olho.

Em 1988, aos 30 anos, participou do 1º Congresso Nacional de Cura e Libertação em Aparecida – SP, onde o Padre Jonas Abib (Fundador da Comunidade Canção Nova) estava ministrando a oração, e em determinado momento, Deus revelou através dele que 07 pessoas que ali estavam eram chamadas a uma vida santa de Martírio e Dona Rosângela era uma delas.

 No período de 1997 a 1998 criou o projeto Humanizar dentro da Pastoral da Saúde, e o iniciou no Hospital Regional em Araguaína. Em 1999 deixou tudo para ir viver na Comunidade Obra de Maria em Recife – PE, onde residiu até abril de 2000, servindo a Deus no que era chamada, ministrando orações de cura com as pessoas, e cozinhando, onde, diga-se de passagem, segundo os membros da comunidade daquela época, foi a melhor comida que eles já tiveram.

No mês de dezembro de 2000, Dona Rosângela Andreatta, nossa fundadora, estava participando de um encontro na cidade de Palmas, em que estava presente Monsenhor Jonas Abib. Nossa fundadora então pediu a uma das pessoas da organização que conseguisse um encontro entre ela e o Padre como presente de aniversário, pois no dia 08 de dezembro deste ano em questão, estava completando 42 anos. Ao se encontrar com Padre Jonas partilhou suas dificuldades e em oração ele revelou que Deus a chamava a fundar uma Comunidade.

No ano de 2001, Dom Miguel, Bispo da Diocese de Tocantinópolis neste período, permitiu que Dona Rosângela fosse morar no CTL – Centro de Treinamento para Leigos em Araguaína, onde iniciou um processo de escuta, oração e trabalhos de Evangelização.

Já no dia 19 de março de 2002, dia de nosso Patrono São José, nasce oficialmente a Comunidade Theófora, mas ainda com o nome “Maria, a Arca da Aliança”, no 1º local onde residiu a Casa de Maria, na avenida José de Britto da mesma cidade.

Dom Queiroz, ainda quando não era ordenado Bispo, fez uma pregação sobre Santo Inácio de Antioquia, que foi o Santo que recebeu o título de Theóforo, que é uma palavra grega que significa “Portador de Deus”, e nesta ocasião, Edson, um amigo da Comunidade, escutou esta pregação e viu neste um significado perfeito para o carisma da Comunidade, que ao ser apresentado a nossa fundadora, fez abrir uma nova visão para o que Deus queria para este carisma. Sendo assim, neste mesmo ano, em 2003, durante uma viagem em peregrinação na Europa, apresentou estas histórias para Dom Farés que ao ouvir, fez uma explicação mais profunda sobre estas e sobre o ícone de Nossa Senhora do Sinal e a partir daí a Comunidade passou a se chamar Theófora, pois como Maria, desejamos ser Portadores de Deus!

Junto ao Padre Wellingtom (Atual Dom Queiroz) acontecia as Santas Missas nas ruas reunindo grande público onde no momento da pós-comunhão era ministrado, por nossa fundadora, orações de cura interior e de ação de graças.

A Comunidade Theófora passou depois a ser no território da Comunidade Santíssima Trindade na Paróquia São José Operário, onde realizava trabalhos de Evangelização, e após alguns anos, no final de 2007, mudou-se para a chácara, fixando-se a sede própria da Comunidade Theófora.

Frases de nossa Fundadora:

“Mesmo que ninguém queira ser, seja o Santo que Deus espera de você!”

“Só teremos soluções para nossos problemas quando encontrarmos o verdadeiro amor!”

“Quero ter apenas um coração de criança!”

“Para ser Portador de Deus, precisamos ser gerados no ventre de Nossa Senhora!”

“Ser Portador de Deus é amar e se entregar como Maria ao Plano Salvífico do Filho de Deus!”

“O Senhor mata o pecado em nós para que tenhamos uma vida em plenitude!”

“A liberdade no Espírito é consequência da ausência do pecado!”

“A autoridade espiritual é gerada pela vida de Santidade!”

“Humilde é aquele que descobriu que sua força vem de Deus!”

Nos Ajude