Iniciamos o tempo do advento. O termo advento vem do latim “adventus.us” e significa chegada, na liturgia o tempo do advento é o que dá inicio à preparação para a vinda/chegada de Cristo.

O advento marca o inicio de um novo ciclo litúrgico, ou seja, é o “ano novo” para a liturgia, como nos diz o Cardeal Orani João Tempesta Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ): “diferentemente do ano cível, o ano da Igreja termina na última semana do Tempo Comum e o novo ano inicia-se nas primeiras vésperas do primeiro Domingo do Advento”.

Esse é um tempo muito especial para todos os fiéis, pois, é um tempo de esperança, tempo no qual é renovada a esperança da salvação através da vinda de Jesus Cristo.

No advento somos chamados a conversão em preparação para receber o próprio Deus que se faz homem e vem ao nosso encontro como a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Cristo Jesus.

A igreja nos chama a sermos diferentes em especial nesse tempo de preparação para o Natal do Senhor, para que possamos receber Jesus como novas criaturas, esvaziados de nós mesmos para sermos preenchidos por esse Deus que de tal maneira nos amou que se fez carne, abitou entre nós e por nosso pecados foi crucificado e padecendo da morte da carne ressuscitou e ao terceiro dia subiu aos céus.

 

 

FONTES: https://www.cnbb.org.br/1o-domingo-do-advento-3/<acesso em 01/12/2023, às10:50>

https://www.dicio.com.br/advento/<acesso em 01/12/2023, às10:50>

Nos Ajude