No Segundo Domingo do Advento a liturgia nos convida a “endireitarmos” nossos caminhos, para receber o salvador que está próximo.

O evangelho de Marcos relata o surgimento do precursor João Batista “a voz que clama no deserto: ‘preparai o caminho do senhor!’” (Is 40,30). Ele percorre a região do Jordão pregando a conversão por meio do batismo (o rito de imersão na água sinal de conversão e perdão dos pecados).

Dessa forma também somos chamados a viver essa conversão pregada pelo precursor, pois, não sabemos quando chegará aquele que é mais forte que João, e que não nos batizará com água, mas, como disse João: vos batizará com o Espírito Santo” (Mc 1,8b). Por isso devemos mudar nossas vestes (que nas sagradas escrituras representam o começo da libertação), pois, como o noivo virá até nós se não estivermos preparados para a festa.

Portanto por meio do batismo de conversão proclamado por João, somos convidados a mudar nossas vestes para que assim consigamos endireitar nossos caminhos, esperando aquele que veio até nos esperando que um dia fossemos até ele.

Nos Ajude